Recrutamento e Seleção na área da saúde: 3 práticas para contratar o profissional certo

O recrutamento de profissionais da área da saúde tem seus desafios, como a escassez de profissionais qualificados, a alta demanda por esses profissionais em contrapartida e o aumento das tecnologias na área médica.

 

Para que essas contratações sejam realizadas de forma eficaz, e considerando as demandas crescentes e a necessidade de realizar novas contratações com urgência, é essencial que os processos de recrutamento e seleção sejam sempre muito bem planejados e executados.

 

Independente da área de atuação e seguimento, contratações realizadas de maneira errada podem gerar inúmeros prejuízos para as organizações. Por isso, separamos aqui algumas dicas essenciais para garantir a assertividade das contratações. Vamos?

Definição do perfil ideal de candidatos

O mapeamento e entendimento do perfil do candidato ideal é MUITO importante. Nele, é essencial definir os conhecimentos, habilidades e competências realmente necessárias para o preenchimento da vaga. E isso vai muito além da parte técnica do candidato, uma vez que as competências comportamentais devem estar de acordo com o que a empresa busca.

 

Por isso, alinhamento entre os recrutadores e o gestor do setor precisa ser realizado de forma precisa para que as necessidades da empresa e da área sejam supridas. Além disso, é nesse momento que os requisitos citados anteriormente são definidos.

Entenda a disponibilidade dos profissionais

Por melhor que sejam suas qualificações, competências e habilidades, o candidato precisa conseguir se dedicar ao trabalho. Para que uma contratação seja eficiente na área da saúde, é essencial o entendimento da rotina de trabalho desse candidato, por exemplo, entender se ele tem uma outra ocupação e se os horários são compatíveis.

Entrevistas Estruturadas e Avaliação de Competências

Entrevistas estruturadas são uma ótima maneira de avaliar competências técnicas e comportamentais dos candidatos. Elas seguem um roteiro com perguntas definidas anteriormente, após o alinhamento com o gestor da área, e aplicadas a todos os candidatos.

 

Essa é uma ótima maneira de analisar qualificações, habilidades e competências dos candidatos de forma igualitária e objetiva. Além de ser uma técnica de entrevista trazer mais eficácia ao processo seletivo em questão, visto que as perguntas são baseadas em situações aplicáveis e não hipotéticas, fazendo com que o candidato relate experiências e exemplos que demonstrem o desenvolvimento de suas competências.

 

 

Por fim, apesar de o processo de recrutamento e seleção de profissionais da área da saúde ser realmente desafiador, esperamos que essas dicas tenham ajudado você.

 

Se você é da área da saúde e quer levar o seu processo de recrutamento e seleção para outro nível, garantindo agilidade e qualidade, confira o nosso HUB da Saúde.

Sumário

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa
Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas
Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)