Como desenvolver um processo de recrutamento 

e contratação mais eficiente e ágil

Encontrar bons profissionais no mercado exige bastante esforço e recursos, mas, por outro lado, é uma das partes mais importantes para qualquer empresa, afinal, são as pessoas que fazem qualquer negócio funcionar e crescer. Por esse motivo, o processo de recrutamento e seleção da sua empresa não pode e nem deve ser menosprezado.

Além da economia de recursos financeiros e de pessoal, investir nos processos seletivos da sua empresa melhora a experiência do candidato e ajudá-lo a desenvolver o talento certo.

Confira nesse artigo 4 dicas para tornar o recrutamento da sua empresa mais eficiente:

1. Estruture bem as etapas do processo seletivo

Todo processo seletivo pode ser dividido em várias etapas. Embora saibamos que existem processos mais complexos, com algumas etapas específicas para a posição, existe um padrão típico com etapas como: publicação da vaga, análise de currículos, entrevistas, feedbacks, etc.

Não existe um processo modelo que seja o melhor do mundo, tudo vai depender da sua empresa, da movimentação do mercado de trabalho e, principalmente da vaga trabalhada. Mas uma coisa é certa: ter um processo estruturado vai te beneficiar e muito na hora de recrutar talentos.

Determine o início e o fim esperado para o processo seletivo e quanto tempo levará cada uma das etapas. Outro ponto importante é ter bem claro quais profissionais cuidarão de cada uma das partes do processo, por exemplo, a equipe de RH cria a vaga no portal, o time de marketing faz a divulgação nas redes sociais e por e-mail, e assim por diante.

Sempre que vamos fazer uma divulgação de vaga é legar ter uma pequena apresentação sobre a empresa, contanto sobre valores e sobre o time. Crie um modelo padrão para facilitar na hora de criar sua vaga no portal. É legal ter modelos diferentes para algumas áreas específicas como tecnologia, vendas ou operacional.

2. Comunicação clara interna e externa

Quando a equipe de recrutamento tem mais pessoas, é comum que os recrutadores enfrentem problemas para compartilhar informações entre eles. Com um processo melhor definido e, principalmente, com um software de recrutamento, é possível trabalhar de forma mais fluida e evitar problemas de comunicação. As informações sobre os processos seletivos e candidatos ficam todas armazenadas e de fácil acesso para qualquer pessoa da equipe. 

A comunicação com os candidatos também é uma parte crucial para o processo seletivo de qualquer empresa. Trabalhe para oferecer uma experiência do candidato única durante o contato dele com você. Dê feedbacks bem estruturados e coesos, e uma vez que já tenha definido as etapas do processo, compartilhe com os candidatos, isso vai ajudar tanto eles quanto você. Se você não investir tempo nisso, pode acabar perdendo ótimos talentos durante o processo seletivo e ter retrabalho.

3. Automatização com ajuda de tecnologia e IA

Automatização é a palavra do momento e você deve aplicar isso em tudo o que for possível dentro do processo seletivo e não impactar negativamente na experiência do candidato.

 

Por aqui, utilizamos uma plataforma que nos permite enviar mensagens e feedbacks para os candidatos sobre o andamento do processo de recrutamento. Além disso, ela auxilia os recrutadores na busca por talentos dentro do sistema, dessa forma eles podem fazer contato mais rápido e primeiro com os candidatos mais aderentes.

4. Crie um banco de talentos

Se você investir em um processo seletivo que entregue uma boa experiência para o candidato, seu negócio com certeza será visto com bons olhos pelos profissionais e a busca por posições na sua empresa irá aumentar.

Sabemos, porém, que nem sempre temos vagas abertas para bons profissionais; por isso, é muito bom criar um banco de talentos onde você armazene os currículos dos candidatos que tenham participado dos seus processos seletivos ou que entrem em contato em busca de uma oportunidade.

Essa é uma ótima maneira de criar proximidade com os profissionais do mercado e ainda por cima pode ajudar e muito na hora de uma contratação, uma vez que você terá um banco com profissionais de diversas áreas com interesse na sua empresa.

Após ler essas dicas, que percepção você tem sobre o seu processo de recrutamento? Onde você pode melhorar? Simplificar, definir e automatizar processos vai ajudar você a economizar tempo e recursos, e encontrar os melhores talentos do mercado.

Na Rheserva temos um time de especialistas em Recrutamento e Seleção e podemos ajudar a sua empresa, seja em processos seletivos pontuais ou na estruturação de um processo de Recrutamento de ponta a ponta para o seu time de RH. Entre em contato agora mesmo para saber mais sobre nossos serviços.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)