Como identificar o candidato ideal para a sua empresa

Como identificar
o candidato ideal para sua empresa

O processo de Recrutamento e Seleção terceiriza quase todas as etapas da contratação de um novo colaborador, como a filtragem de currículos, rodadas de entrevistas e aplicação dos testes de seleção. Apesar disso, a decisão final cabe ao cliente que solicitou o preenchimento da vaga.

 

Selecionar o candidato ideal para a sua vaga é uma decisão muito importante, que deve ser feita com critério e assertividade. Mas primeiro é preciso entender como funciona o R&S, compreendendo esse processo, será mais fácil aplicar os critérios para escolher o novo colaborador.

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

O Recrutamento & Seleção é uma solução de Gestão de Pessoas otimizada e eficiente para poupar tempo de empresas que tem RHs enxutos ou nem possuem. Você sabe quais são as etapas?

 

blog Rheserva _ Como identificar o candidato ideal_ETAPAS DO RES

DEFININDO O PERFIL

Um ponto muito importante para uma contratação assertiva é definir muito bem o perfil do candidato. Isso impacta diretamente na velocidade e qualidade do processo.

 

Colaboradores que não se encaixam no perfil da vaga tendem a serem desligados, ou pedir demissão, em um espaço de tempo muito menor. Quando isso acontece, o seu turnover dispara, os gastos com admissão e demissão crescem, toda a burocracia de realizar uma nova contratação, além do setor permanecer em déficit de pessoal por mais um período.

 

Como definir a persona?

 

  • Avalie as necessidades da equipe, entenda onde está o deficit de colaborador, as principais características do setor e as Soft Skills mais exigidas para a função. 

 

  • Uma excelente forma de avaliar as necessidades do departamento é avaliando a performance de todos, analisando dados e resultados. 

 

  • A partir disso é possível identificar melhor quais são as habilidades necessárias para o local a ser preenchido.

 

  • Compreenda melhor a cultura organizacional da sua empresa, entenda o perfil comportamental dos demais colaboradores, qual é a visão e valores do negócio, quais são os hábitos e modos de trabalhar do time.

Sabe porque a persona é tão importante? Vamos te dar um exemplo:

 

Uma fábrica de roupas está contratando um profissional para complementar seu time.  

 

  • Na situação 1 o gestor informou a consultoria de RH que precisava apenas de uma costureira para aumentar a produção. 

 

  • na situação 2, ele falou que estava com uma equipe ineficiente e que necessitava de uma costureira sênior, especializada em máquinas de overloque e que auxiliasse as colegas menos experientes na produção.

 

No cenário 2, as necessidades da vaga foram descritas, o que otimiza o trabalho de hunting das consultoras, uma vez que elas buscarão diretamente alguém que seja compatível com o perfil. Entendeu como é mais fácil?

 

O QUE DEVO OBSERVAR QUANDO OS CANDIDATOS FOREM ENTREGUES?

As consultoras entregam um leque de candidatos para a escolha do cliente. Mas o que observar neles para escolher o mais apto?

 

  • O candidato compartilha dos mesmos valores da empresa? Apresente as crenças e valores do negócio para os candidatos, converse e entenda se eles também possuem ideais semelhantes. Quando o colaborador está alinhado com o que a empresa acredita, o processo flui melhor e os objetivos são alcançados de forma mais ágil e otimizada.

 

  • Como são as características comportamentais dele? Trace um paralelo com aquilo que foi definido na persona do início do processo e confirme se aquela é realmente a pessoa adequada.

 

  • Ele tem Fit Cultural? Esse termo se refere a capacidade de um candidato se encaixar na cultura organizacional da empresa. É um ponto muito importante, pois a adaptação, ou não, vai implicar no engajamento, motivação e até o tempo de permanência do colaborador naquele local de trabalho. Por isso é necessário entender se a empresa oferece aquilo que o candidato espera.

 

  • O candidato tem capacidades técnicas? Durante o processo seletivo, os candidatos são submetidos a testes técnicos que avaliam suas totais capacidades como profissional. É válido inserir os candidatos nos processos diários da empresa para que eles possam ratificar suas qualidades técnicas para a função.

 

  • Com o auxílio da consultora, verifique os resultados dos testes aplicados. As avaliações psicológicas são excelentes formas de obter dados sobre características da personalidade do candidato, entender seus pontos de desenvolvimento, de destaque e também sua reatividade em situações de risco. São várias abordagens de testes, cada uma para um tipo de necessidade.

 

Agora você já sabe quais aspectos devem ser analisados e colocados em prática quando for escolher entre os candidatos entregues pelo R&S, pode realizar a contratação do seu novo colaborador com muito mais segurança, assertividade e de forma otimizada.

 

A partir dessas ações, você reduz o tempo total do processo seletivo, economiza recursos com turnover menor e diminui a necessidade novas substituições.

A RHESERVA ENCONTRA O COLABORADOR QUE VOCÊ PRECISA

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como a Rheserva encontra os candidatos ideais para o perfil que você precisa?

 

No botão abaixo você conversa com uma das nossas consultoras e entende melhor como podemos te apoiar na contratação de novos colaboradores!

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar

Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

É muito bom ter você por aqui. 

Preencha o formulário  e nosso time vai entrar em contato com você

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)