Soft skills: é onde as
máquinas não podem competir

Soft skills: onde as máquinas não pode competir
Soft skills: onde as máquinas não podem competir
Soft skills: onde as máquinas não pode competir
Previous slide
Next slide

Expressão que cada vez ganha mais espaço nas organizações, as SOFT SKILLS fazem parte do vocabulário cotidiano dos envolvidos em processos seletivos.

Mas, afinal de contas, o que são as SOFT SKILLS e porquê elas são tão importantes?

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que durante uma avaliação de perfil, os candidatos são avaliados sob duas óticas distintas e complementares: HARD SKILLS e SOFT SKILLS.

Para um entendimento básico, pode-se dizer que: HARD SKILLS (HS) são competências técnicas, de fácil mensuração, que podem ser aprendidas e ensinadas e que estão sujeitas a obsolescência.

Em contrapartida, as SOFT SKILLS (SS) são habilidades comportamentais, sociais e emocionais dos indivíduos. São atributos da personalidade que interferem nos relacionamentos no ambiente corporativo e, por consequência, na produtividade da equipe. Quantificá-las, bem como desenvolvê-las é algo trabalhoso, porém uma vez estabelecidas, as SS são um recurso perene e atemporal.

Há várias pesquisas que procuram determinar quais são as SS mais valorizadas pelo mercado. Em julho 2017, por exemplo, a revista Forbes listou as seguintes SS como as mais requisitadas:

1. Comunicação eficaz;
2. Pensamento criativo;
3. Resiliência;
4 .Empatia;
5. Liderança;
6. Ética no trabalho.

No mesmo ano, em um artigo publicado em setembro pela revista Exame, o tema foi abordado, fazendo menção a um total de 18 SS. Dentre essas, merecem destaque:

A capacidade de solucionar problemas: que envolve, em vez de focar no obstáculo, um modo de pensar voltado para resolução de imprevistos.

Trabalho em equipe: saber lidar com o coletivo, sobretudo dentro de um time heterogêneo, multidisciplinar.

A capacidade de solucionar problemas: que envolve, em vez de focar no obstáculo, um modo de pensar voltado para resolução de imprevistos.

Trabalho em equipe: saber lidar com o coletivo, sobretudo dentro de um time heterogêneo, multidisciplinar.

Para melhor entendimento e apreensão destes conceitos, seguem breves definições dos mais cotados:

CRIATIVIDADE

a capacidade de olhar para o cotidiano e/ou resolver um problema de forma original. Pensar fora da caixa para fugir do lugar comum.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

engloba comunicação interpessoal tanto no papel de locutor como de ouvinte, aproximando-se, assim, da empatia. Fundamental para negociações, resolução de conflitos e até mesmo compreensão de linguagem não-verbal.

COLABORAÇÃO

a inteligência coletiva, que advém de uma equipe coesa, é o maior ativo de qualquer empresa. A essência desta qualidade particular está na capacidade genuína de trabalhar em equipe, numa via de duas mãos, onde há trocas e ganhos mútuos. Somente através da cooperação que uma ideia consegue tomar forma, se fortalecer enquanto produto e gerar valor econômico.

ADAPTABILIDADE

muitos recrutadores avaliam os candidatos sob a ótica da capacidade de aprender. Ter flexibilidade, resiliência e disposição para encarar o novo, entendendo que somos sujeitos em constante transformação. Neste contexto, sobrevivem os mais aptos, não os mais fortes.

GESTÃO DO TEMPO:

saber de definir prioridades, diferenciar o importante do secundário. Pressupõe também o gerenciamento do próprio tempo e do de terceiros – gestores, colegas e subordinados

Percebe-se que estas habilidades são subjetivas e diretamente relacionadas à inteligência emocional. Desenvolvê-las, portanto, é um exercício de experimentação e vivência.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)