6 métodos de treinamento de colaboradores para a sua empresa

6 métodos de treinamento de colaboradores para a sua empresa

É de extrema importância para a manutenção saudável das empresas que treinamentos corporativos sejam aplicados com frequência. Os treinamentos permitem que os colaboradores desenvolvam suas capacidades técnicas e de comportamento. Essas atividades são aplicadas pela equipe de RH da empresa

 

Os benefícios são vários, mas podemos listar aqui alguns como:

O mundo mudou e é preciso que os gestores entendam que os velhos treinamentos que funcionam em 2010 são antiquados para 2023. Hoje em dia o colaborador participa do treinamento de forma muito mais ativa e não-linear, transformando suas experiências muito mais valiosas, tanto no âmbito profissional, quanto na vida pessoal.

Por que investir em diferentes métodos de treinamento?

Diversos tipos de treinamento e desenvolvimento (veja a diferença entre eles aqui)  disponíveis em empresas podem ser considerados um diferencial. Isso é reflexo de uma política que valoriza o crescimento do colaborador e acredita nas individualidades de cada um, uma vez que tanto a gerência quanto os funcionários podem escolher o treinamento que mais condiz com a sua realidade enquanto colaborador.

 

Por isso é essencial entender as demandas e preferências dos colaboradores, isso pode ser consultado a partir de uma pesquisa de clima

 

 

Hoje nós trouxemos 6 métodos de treinamento para turbinar os seus colaboradores.

E-LEARNING

O E-Learning é um método consolidado que consiste na disponibilização de materiais de ensino online em uma plataforma de ensino à distância. Sendo assim, o colaborador pode acessar os materiais (vídeos, textos, podcasts, provas…) onde e quando quiser, facilitando assim o encaixe do treinamento nas agendas, além de permitir que eles consumam o conteúdo no próprio tempo. Outra vantagem é que o treinamento pode ser reaproveitado, reduzindo custos.

Treinamento Prático

Esse tipo de técnica é uma das mais populares nas empresas, principalmente aquelas onde a maior parte da mão de obra é composta por trabalhadores com funções mais básicas ou braçais. Aqui o novo colaborador é inserido no posto de trabalho imediatamente e passa a aprender as funções da nova rotina na prática.

 

Com o tempo os trabalhadores vão adquirindo cada vez mais experiência e autonomia no cargo.

Buddy UP

O termo “Buddy up” vem do inglês e significa “se tornar amigo”. A expressão faz jus ao tipo de treinamento que consiste na realização de um processo de onboarding eficiente. Nesse método, o novo colaborador recebe atenção especial e individual, além de ter todas as dúvidas respondidas de prontidão pelos colegas de trabalho. Essa técnica também contribui para a taxa de retenção da empresa, uma vez que o novo colaborador se sente acolhido pelo ambiente de trabalho.

Job Shadowing

Esse método tem muitas semelhanças com o Buddy up, e inclusive pode ser aplicado junto. Aqui o novo colaborador observa os colaboradores trabalharem para entender melhor e compreender a função para que foi contratado. “Shadow” em inglês significa sombra, e é exatamente isso que o novo contratado irá fazer nos primeiros dias.

 

É uma técnica muito popular em restaurantes, setores administrativos, fábricas, área da saúde e principalmente nas contratações de estagiários.

Simulação

As simulações tem se popularizado muito entre empresas que possuem funções mais práticas e que apresentam algum risco, como motoristas, pilotos, operadores de máquinas e médicos. Aqui o colaborador tem o primeiro contato por meio de uma simulação em ambiente controlado, proporcionando mais segurança e conforto para os novatos. 

Rotação de Trabalho

Esse treinamento é indicado para ambientes onde os colaboradores já estejam integrados no ambiente de trabalho. Durante um curto período de tempo, os setores, funções e até locais de trabalho são trocados entre si, o que permite que os colaboradores possam conhecer outras funções e ampliar o leque de atuações. Outra vantagem é a criação de um senso de consciência sobre a importância de todas as funções da empresa. Isso tudo fortalece a integração e fomenta o senso de equipe dos colaboradores.

 

A partir de todos esses métodos apresentados acima, os seus colaboradores estarão mais capacitados e aptos para realizar a função de forma plena e eficiente.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar

Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

3 respostas

É muito bom ter você por aqui. 

Preencha o formulário  e nosso time vai entrar em contato com você

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)