5 principais indicadores de Treinamento e Desenvolvimento para sua empresa

5 principais indicadores de Treinamento e Desenvolvimento para sua empresa

É papel da empresa garantir a evolução constante de seus colaboradores, tanto profissional como pessoal. Por isso, os indicadores de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de pessoas devem estar presentes na rotina organizacional.

 

Neste artigo, vamos explorar o que são esses indicadores, por que são tão importantes e os 5 principais que você precisa conhecer para maximizar os benefícios dos treinamentos em sua empresa.

 

Continue lendo para descobrir como medir e otimizar o impacto dos seus programas de T&D e impulsionar o crescimento tanto da sua equipe quanto do seu negócio!

O que é um indicador de treinamento e desenvolvimento

Garantir o crescimento contínuo dos colaboradores é essencial para o sucesso de qualquer empresa. 

 

Mas como saber se os treinamentos estão realmente impulsionando esse progresso? É aí que entram os indicadores de Treinamento e Desenvolvimento!

 

Eles permitem medir o impacto dos programas de capacitação oferecidos aos funcionários, e oferecem dados concretos sobre seu progresso após sua participação.

 

Mas afinal, por que é importante para a estratégia da empresa conhecer esses indicadores?

Qual a importância dos indicadores e treinamento e desenvolvimento

Os indicadores auxiliam a mensurar a eficácia dos métodos de treinamento e permitem aos gestores traçar planos de Treinamento e Desenvolvimento mais estratégicos.

 

Essas métricas podem abranger uma variedade de aspectos, e ao analisar esses dados, o RH e os líderes podem avaliar se os investimentos em capacitação estão gerando os resultados esperados.

 

Dessa forma, vão promover ações que de fato vão contribuir para a evolução do corpo de funcionários, e consequentemente, da empresa toda.

 

A seguir você confere os 5 principais indicadores de Treinamento e Desenvolvimento.

5 principais indicadores de treinamento e desenvolvimento

Existem diversos indicadores que podem ser utilizados na mensuração da performance dos treinamentos. Neste artigo, reunimos os 5 principais. 

 

Continue a leitura para conhecê-los e entender como aplicá-los no dia a dia do seu negócio!

1. Taxa de adesão

O primeiro indicador é crucial para o RH, porque além de mostrar quantas pessoas se inscreveram para um treinamento, indica quantas realmente participaram.

 

Com esses números em mãos, é necessário fazer o cálculo. Por exemplo, se 50 pessoas se inscreveram para um treinamento, mas só 15 apareceram, a taxa de adesão seria de 30%. 

 

Essa informação é valiosa para entender se a divulgação do treinamento está funcionando e o quanto os funcionários estão interessados em participar.

 

Além da taxa de adesão, em um segundo momento é importante avaliar a como foi a resposta dos participantes. 

 

A seguir te explicaremos como!

2. Avaliação de reação

A avaliação de reação está ligada à forma como os participantes recebem e avaliam o curso realizado. O foco aqui é entender a satisfação dos envolvidos.

 

Esse indicador de Treinamento e Desenvolvimento revela insights sobre como os profissionais reagem aos treinamentos oferecidos, e permite entender tanto a percepção sobre o conteúdo quanto sobre o formato de ensino.

 

São levados em conta nessa taxa:

 

  • Métodos de instrução
  • Habilidades de aprendizagem
  • Organização da aula
  • Instalações e locais dos treinamentos
  • Materiais usados

Essa estratégia é eficaz para identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado nos próximos programas de capacitação.


A coleta desse indicador é comumente feita por meio de pesquisas, e é recomendável que elas sejam anônimas. Dessa forma, o gestor proporciona um ambiente mais propício para os colaboradores expressarem suas opiniões sem receio.

3. Taxa de aplicação

Ligada ao indicador anterior, a taxa de aplicação tem o objetivo de avaliar o progresso de aprendizado do corpo de funcionários.

 

A partir dela, é possível avaliar se as habilidades adquiridas estão sendo efetivamente colocadas em prática e gerando impacto real.

 

Contudo, mensurá-la pode ser desafiador, visto que nem todos os colaboradores aplicam imediatamente o que aprenderam. Portanto, ao adotar esse indicador, é recomendável estabelecer um prazo para iniciar a avaliação.

 

Outra abordagem para utilizar a taxa de aplicação é conduzir avaliações prévias e posteriores. Desse modo, é possível avaliar se o conteúdo transmitido foi suficiente para aprimorar o conhecimento do profissional.

4. Avaliação de resultados

A avaliação de resultados consiste em acompanhar e analisar o desempenho dos funcionários antes e depois da sua participação em um programa de capacitação.

 

É fundamental estabelecer métricas claras e mensuráveis para avaliar como o treinamento impactou diretamente o desempenho dos colaboradores. 

 

Essas métricas podem incluir indicadores como aumento de produtividade, melhoria na qualidade do trabalho, redução de erros, entre outros aspectos relevantes para a função desempenhada.

 

Ao estabelecer essas métricas, torna-se possível medir de forma efetiva o nível de sucesso do programa de T&D. Isso proporciona uma visão clara do Retorno Sobre o Investimento (ROI) realizado na capacitação.

 

No próximo tópico vamos aprofundar na relação entre os indicadores de Treinamento e Desenvolvimento e o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Continue a leitura!

5. Retorno sobre investimento (ROI)

Este indicador é fundamental para a avaliação abrangente do treinamento, e serve como espécie de termômetro do sucesso do programa como um todo. 

 

Afinal, ao lançar mão de projetos de capacitação, espera-se alcançar os objetivos que foram estabelecidos no início do processo, além de claro, as metas da empresa.

 

Dentre os aspectos considerados por esse indicador, estão:

 

  • Redução de custos
  • Incremento da produção
  • Minimização de acidentes
  • Diminuição do desperdício
  • Alavancamento das vendas

Esse retorno é essencial para justificar a implementação do treinamento. Apesar de não ser um indicador exato, desempenha um papel essencial na avaliação global do sucesso do programa. 

 

Esse investimento contribui para otimizar processos, aprimorar a comunicação, aumentar a produtividade e mitigar os custos decorrentes de falhas no desempenho humano.

 

Além disso, reforça o papel do Treinamento e Desenvolvimento em assegurar que todos compreendam suas atribuições na organização e estejam alinhados com as diretrizes estabelecidas.

 

Neste artigo você aprendeu quais são os 5 principais indicadores de Treinamento e Desenvolvimento  e como eles desempenham um papel fundamental ao quantificar os resultados obtidos de forma objetiva!

 

Gostou do conteúdo? Agora é hora de colocar a mão na massa!

 

Nós, da Rheserva, podemos ajudar seu RH interno a identificar as necessidades e objetivos da sua empresa, construindo um plano de desenvolvimento com o intuito de melhorar os resultados do seu time e  de toda a empresa. 

 

Conheça mais sobre nossos serviços de Treinamento e Desenvolvimento.

Sumário

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa
Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas
Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro
Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

É muito bom ter você por aqui. 

Preencha o formulário  e nosso time vai entrar em contato com você

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)