Tudo o que você precisa saber sobre Treinamento & Desenvolvimento em empresas.

O aprendizado e o desenvolvimento são dois pilares essenciais na vida de qualquer pessoa, e extremamente necessário para desenvolver a carreira de todo profissional. Contudo, em diversas empresas percebemos uma dificuldade na hora de implementar um plano de desenvolvimento com estratégias completas e efetivas de Treinamento e Desenvolvimento. Em alguns casos, os profissionais não sabem nem por onde começar, seja por falta de preparo ou pelo alto número de atividades pertinentes a área de recursos humanos.

Programas de Treinamento e Desenvolvimento precisam ser pensados de forma que ofereçam e atendam às necessidades específicas de cada setor e perfil de funcionário. Tais treinamentos podem ocorrer por meio de plataformas específicas para isso, ou então com outros funcionários da empresa, de forma online ou presencial.

Trouxemos neste artigos os principais pontos que todo profissional de RH precisa conhecer sobre a área de Treinamento e Desenvolvimento, confira:

Diferenças entre treinamento e desenvolvimento

Mesmo sendo entendidos como sinônimos na maioria das vezes, treinamento e desenvolvimento são modelos de capacitações diferentes.

treinamento é uma capacitação pontual, com foco em orientar o profissional para alguma mudança nos processos atuais ou em alguma plataforma que este utiliza. Costuma ter uma duração mais curta, sendo aplicado em horas ou dias.

Quando falamos de desenvolvimento, estamos falando de uma estratégia de aprendizado mais duradoura, pensando em transformações e aperfeiçoamento a médio e longo prazo, com impacto individual para o colaborador e para as equipes como um todo.

Essa metodologia de capacitação costuma ser aplicada com o intuito de preparar profissionais para ocuparem novos cargos no futuro, por isso desenvolvem novas competências e habilidades, como gestão de equipes e liderança.

Foto com filtro azulado com mulher de cabelo no ombro com microfone falando para um grupo de pessoas. Título escrito "Invista na sua equipe!", subtítulo "Desenvolta seu time com a Rheserva" e botão laranja com texto "Conheça nossos treinamentos".

Como definir os objetivos das capacitações

Uma dificuldade muito comum para os profissionais de recursos humanos quando se trata de treinamento e desenvolvimento é definir quais serão os temas das capacitações oferecidas. É necessário alinhar os investimentos de forma que as necessidades da empresa sejam atendidas. Mas como fazer isso?

  •  
    • Estabelecendo os impactos de forma mensurável para a empresa
    • Identificando as lacunas atuais do negócio
    • Definindo os benefícios da capacitação

Os profissionais de recursos humanos devem trabalhar alinhados com o restante da empresa, com o objetivo de identificar lacunas que podem ser preenchidas com capacitações.

Competências que podem ser desenvolvidas em capacitações:

Imagem com lista de temas de capacitações: Relacionamento interpessoal, liderança, criatividade e inovação, vendas e negociações, inteligência emocional, gestão do tempo e comunicação oral e escrita.

Vantagens do Treinamento e Desenvolvimento

Investir em capacitações pode trazer diversos benefícios além das melhorias nos resultados da empresa.

Clima Organizacional

Quando mais preparados, os colaboradores se sentem mais confiantes para trabalhar, principalmente em equipe. Desenvolvendo a comunicação, por exemplo, conseguem se entender de forma mais assertiva, fazendo com que a colaboração entre as pessoas e equipes seja muito mais produtiva.

Rotatividade

Além da melhora no clima organizacional, quando uma empresa investe na capacitação dos seus funcionários aumenta também o senso de pertencimento. Os níveis de rotatividade tendem a diminuir quando as pessoas se sentem valorizadas no trabalho. Os benefícios provenientes disso são inúmeros como a economia com rescisões e novas contratações, além do treinamento necessário para novos colaboradores.

Produtividade

Esse talvez seja o benefício mais evidente e o responsável pela melhora nos resultados de qualquer negócio que investe em treinamento e desenvolvimento. Com o treinamento correto, seus colaboradores tendem a errar menos, executando o trabalho de forma mais ágil e assertiva, aumentando a produtividade.

Competitividade

Com um time mais engajado e produtivo você concorda comigo que sua empresa tende a se destacar no mercado, não é mesmo? Sua empresa estará um passo à frente dos concorrentes se você contar com um time mais qualificado, que entrega um serviço com mais qualidade.

Mais do que nunca, os colaboradores procuram por um senso de propósito no trabalho. Quando uma empresa acerta investindo na experiência das equipes e prioriza o engajamento e desempenho podem chegar a alcançar duas vezes mais a satisfação de seus clientes, e gerar lucros até 25% maiores

Com a escassez de talentos e a alta nos processos automatizados, é cada vez mais importante para as empresas investir no treinamento e desenvolvimento dos funcionários. 

Não fique para trás! Conte com profissionais capacitados e especialistas para treinar e desenvolver seus colaboradores.

Nós, da Rheserva, podemos ajudar seu RH interno a identificar as necessidades e objetivos da sua empresa, construindo um plano de desenvolvimento com o intuito de melhorar os resultados do seu time e, consequentemente, de toda a empresa. Clique aqui para saber mais sobre nossos serviços de Treinamento e Desenvolvimento.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)