Como calcular o índice de retenção de colaboradores na sua empresa (e por que isso importa)

De acordo com o site Nectar, 46% das pessoas empregadas planejam procurar um novo trabalho nos próximos três meses.

 

As pessoas são a chave para o sucesso de sua organização e, embora alguma rotatividade seja inevitável para qualquer empresa, uma estratégia de retenção bem pensada pode ajudar a reter os melhores talentos na sua empresa.

 

Por outro lado, deixar de priorizar a retenção dos colaboradores torna sua empresa vulnerável aos elevados custos de movimentação de pessoal e à perda de produtividade, o que acaba também prejudicando sua marca empregadora

 

Neste artigo, vamos nos aprofundar nos benefícios da retenção de talentos, em como calcular sua própria taxa de retenção e em estratégias práticas que incentivarão os colaboradores a permanecerem na sua empresa. A felicidade de seus funcionários não deve ser deixada ao acaso. Vamos lá?

O que é retenção de talentos?

A retenção de colaboradores é a capacidade da sua organização de evitar ao máximo a rotatividade de colaboradores em um período específico. Uma estratégia abrangente de retenção visa manter os colaboradores engajados, satisfeitos e comprometidos com seus empregos e com a empresa.

 

Simplificando: o objetivo da retenção é promover um ambiente que faça com que os funcionários queiram permanecer na empresa por um longo período. Uma alta taxa de retenção tem vários efeitos positivos em toda a organização, como:

Menores custos de contratação

Seu resultado final será beneficiado pela retenção dos colaboradores, visto que não haverá a necessidade de ter de encontrar frequentemente colaboradores substitutos.

Os custos indiretos, como a perda de produtividade, também devem ser considerados na contratação. De acordo com a Society for Human Resource Management (SHRM), os custos indiretos podem chegar a 60% do custo total da contratação de um novo colaborador. Quando eles não estão sobrecarregados com o treinamento de novas contratações, eles podem dedicar seu tempo a projetos significativos e contribuir para o sucesso da empresa.

A baixa rotatividade significa que os colaboradores podem se concentrar nas especialidades para as quais foram contratados, em vez de arcar com cargas de trabalho destinadas a várias pessoas enquanto o RH se esforça para preencher as vagas disponíveis.

Uma alta taxa de retenção também pode refletir a satisfação dos funcionários. Funcionários mais felizes têm maior probabilidade de serem engajados, leais e orgulhosos de estarem a cumprindo a missão de sua empresa.

Índice de Retenção: como calcular?

Você pode calcular sua taxa de retenção de colaboradores usando esta fórmula simples:

Indice de Retenção como calcular

 

Para que essa conta seja mais consistente e precisa, inclua apenas os colaboradores empregados no primeiro e no último dia do período.

Qual é um “bom” índice de retenção?

Uma “boa” taxa de retenção de talentos pode variar dependendo do setor, das metas da empresa, das condições do mercado de trabalho e de outros fatores. Entretanto, várias fontes recomendam as empresas a se esforçarem para atingir uma taxa de retenção de 90%.

 

Embora isso possa parecer contraintuitivo, a retenção perfeita normalmente não é a meta, pois isso também implicaria reter funcionários que podem não estar engajados ou não estar atendendo às expectativas de desempenho.

Como melhorar a sua taxa de retenção

Se um colaborador não se adequar bem ao seu cargo ou à cultura da sua empresa, é mais provável que ele saia, independentemente das estratégias de retenção que você utilizar. É por isso que é fundamental atrair e selecionar os candidatos certos.

 

Elabore descrições de cargos atrativas que descrevam com precisão as principais responsabilidades e as qualificações exigidas para o cargo. As descrições também são a sua chance de destacar o que torna a sua organização única. Explicar claramente a missão, a visão, os valores e a cultura da empresa ajuda os candidatos ideais a ficarem entusiasmados com a chance de fazer parte da sua equipe.

Ofereça um pacote de remuneração competitivo

É um desafio para os colaboradores permanecerem motivados se sentirem que não estão sendo recompensados de forma justa. Além de oferecer salários que se alinham com os padrões do mercado, é interessante que as empresas também ofereçam benefícios adicionais. 88% dos candidatos avaliam os pacotes de benefícios antes de aceitar uma nova função, segundo a SHRM.

Crie um ambiente de trabalho positivo

Em média, passamos um terço de nossas vidas no trabalho, então por que não torná-lo um lugar agradável para se estar? Reconhecer e recompensar um trabalho bem feito, incentivar ações coletivas e realizar eventos de confraternização pode ajudar a criar um senso de comunidade. Quando os colaboradores se sentem conectados, é mais provável que se sintam motivados a atingir as metas compartilhadas pela empresa.

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Sumário

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A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

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