O que faz uma empresa um bom lugar para trabalhar?

O que faz uma empresa um bom lugar para trabalhar?

Boa remuneração, benefícios, compromisso com pagamento, autonomia, flexibilidade… foi-se o tempo em que eram apenas esses os quesitos determinantes para uma empresa ser um bom lugar para trabalhar.

Muita gente pensa que locais “instagramáveis”, puffs, mesas de ping-pong ou uniformes casuais também são sinônimos de bons locais de trabalho. As pessoas passam grande parte da vida nos seus locais de trabalho, lá dentro criam relações, interagem e se conectam. Para muitos colaboradores, a empresa é muito mais do que um lugar para trabalhar e ganhar dinheiro, é espaço de trocas interpessoais e de socialização.

O bom lugar para trabalhar tem colaboradores animados, engajados, que vestem a camisa e sentem orgulho do local de trabalho. Para isso, é preciso valorizar o ser humano.

Geração Z e o conceito de um bom lugar para trabalhar

A Geração Z corresponde aos nascidos entre 1995 e 2010, os “jovens”. Eles já ocupam mais de 20% dos locais de trabalho em todo o mundo e esse número expressivo tem impactado fortemente na cultura organizacional das empresas, visto que essa geração tem anseios, desejos e uma visão de mundo muito diferente das gerações anteriores.

 

96% deles acreditam que um bom líder é aquele que busca o desenvolvimento da equipe e compartilha o seu conhecimento.

 

Ao buscarem uma nova oportunidade de emprego, os “Gen Z” se preocupam principalmente com:

Cuidados com a saúde mental e física38%
Treinamento e desenvolvimento34%
Tempo livre13,5%
Trabalho remoto10%

Os resultados da pesquisa refletem que as boas empresas são aquelas que investem no futuro dos colaboradores. Entendeu agora aquilo que falamos no começo do artigo? Foi-se o tempo em que só o dinheiro era critério decisivo.

GPTW: O selo de melhores lugares para trabalhar

O “Great Place To Work” é uma consultoria estadunidense responsável pela emissão de certificados para empresas sobre a qualidade dos seus processos de gestão de pessoas. Esse selo foi criado por um jornalista nos anos 1980 para avaliar a satisfação dos colaboradores com as empresas do país. Desde então o GPTW se expandiu e hoje atende 90 países, já analisou mais de 10 mil empresas e ouviu 10 milhões de colaboradores.

O processo de emissão do selo GPTW é relativamente simples quando a sua empresa já atende os requisitos. A pesquisa é feita a partir de um questionário, é fundamental que pelo menos 70% dos colaboradores responda. O GPTW analisa as respostas e emite a nota. É necessário 70% de aprovação para conquistar a marca.

Mas quais são os benefícios do GPTW?

Você ainda pode concorrer nos rankings de Melhores Empresas para Trabalhar emitidos pela empresa, são mais de 40 em diversos tipos, como: nacional, regional, setorial e temático.

Um bom lugar para trabalhar

Uma das principais forças motivadoras de engajamento e satisfação dos colaboradores é um bom e confortável local de trabalho, mas não só confortável no sentido físico da coisa, o bem-estar precisa ser mental, a equipe deve se sentir calma e acolhida no ambiente de trabalho.

 

São as famosas “pequenas grandes atitudes” que vão transformar o ambiente de trabalho da sua empresa “da água pro vinho”:

Assim como todas as outras boas ações de gestão pessoas, os resultados são excelentes:

Como o RH transforma a sua empresa em um bom lugar para trabalhar

O departamento de RH tem como principal função o cuidado com o ser humano, é nele em que as relações pessoais são colocadas em foco e discutidas por profissionais. A partir do momento da implantação, o RH começa a atuar para engajar os colaboradores, realiza pesquisas de clima para entender a situação dos setores, faz contratações mais assertivas e embasadas, recebe e acolhe os novos colaboradores, realiza ações voltadas para o fortalecimento das relações entre equipes, além dos treinamentos e capacitações e de planos de cargos e salários.

 

A partir desse conjunto de ações planejadas e executadas, a cultura organizacional da empresa deixa de ser problemática e passa a atrair e reter talentos, além de uma série de outros benefícios.

A solução para os seus problemas

E aí você leu todo esse artigo e chegou a conclusão que talvez a sua empresa não seja um bom lugar para trabalhar, mas você já tentou de tudo e não consegue reverter essa situação? Calma, não é culpa sua. Fica tranquilo, a Rheserva te ajuda! Ficou curioso para saber como? Agende um bate-papo com uma das nossas consultoras.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar

Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

É muito bom ter você por aqui. 

Preencha o formulário  e nosso time vai entrar em contato com você

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)