RH  é a chave
do sucesso da
sua empresa

Em muitas empresas o departamento de Recursos Humanos é colocado de lado e às vezes considerado por muitos, como responsável apenas por “cuidar dos holerites e folha de ponto”. Muito pelo contrário, o RH é parte crucial para o bom funcionamento de uma empresa. Um RH ineficaz pode comprometer toda a produtividade de um negócio.

O departamento de Recursos Humanos tem papel chave na seleção de talentos, promoção do bem estar dos funcionários, desenvolvimento de estratégias, dentre diversas outras atuações na empresa.

Separamos três funções do RH estratégico que são extremamente importantes para uma empresa atingir seu máximo potencial:

1. Escolha dos melhores Talentos

A equipe de Recursos Humanos lida com muitas pessoas além dos colaboradores da empresa, a tarefa de recrutador é complexa e exige talento e dedicação. Muitas empresas perdem dinheiro devido a um recrutamento ineficiente. No processo seletivo, a equipe de RH seleciona os candidatos mais qualificados para preencher as vagas disponíveis, tudo isso no menor tempo possível! Já que um setor é mais eficiente com colaboradores preparados e bem selecionados para aquele trabalho.

Como já dissemos, a equipe de RH lida com muitas pessoas, com personalidades, histórias de vida e sentimentos diferentes. Justamente por isso, candidatos rejeitados podem ter reações de diferentes formas, desde tristeza até ódio. Outra incumbência do setor é garantir que a empresa não sofra com essas atitudes negativas. 

Independente da urgência do preenchimento de uma vaga, o recrutamento muitas vezes pode demorar um pouco mais do que o esperado. Entenda, o RH não está buscando contratar pessoas da forma mais rápida e barata possível, o objetivo é encontrar colaboradores que possam construir um futuro próspero junto da empresa. 

A escolha de um profissional que permaneça mais tempo na empresa é sinônimo de economia, uma vez que o custo de contratação de treinamento de novos funcionários é muito alto. Quando a equipe de RH é capacitada e realiza contratações e treinamentos de qualidade, a economia gerada para a empresa é enorme.

2. Engajamento dos colaboradores

Um cliente precisa estar engajado e encantado com um produto ou serviço para adquiri-lo, né? Com os colaboradores da empresa, a questão é a mesma. Um funcionário que não está interessado na própria função, não rende os resultados esperados pelos gestores. E é nesse cenário que a equipe de RH entra com outra função importante: as estratégias de engajamento e manutenção das boas relações de trabalho.

Colaboradores que são reconhecidos pelos serviços prestados se sentem estimulados a produzir mais. O RH realiza pesquisas elaboradas com grupos focais de funcionários para determinar, por exemplo, o que causou a insatisfação dos funcionários, para resolver o problema.

3. Adequação de Ambiente

Nenhum colaborador vai ser capaz de entregar os melhores resultados se for “jogado” no local de trabalho. Após toda nova contratação a equipe de Recursos Humanos entra em ação novamente e desenvolve o papel de anfitrião. 

O novo funcionário precisa ser apresentado à empresa, passar por um treinamento e ser assistido pela equipe. Ações assim criam uma cultura receptiva e calorosa na empresa. O colaborador se sente acolhido, e o mais importante, preparado para entregar o máximo no novo posto de trabalho. Isso impacta lá na frente em itens, como por exemplo, a retenção de colaboradores, além de agregar a empresa como excelência em empregabilidade.

Tá vendo como o RH é um dos departamentos mais importantes de qualquer empresa?

RH é a chave do sucesso
da sua empresa, PONTO.

Uma orquestra é formada por grandes músicos, que são escolhidos pelos maestros. Se forem escolhidos músicos ruins, na hora do show a música será ruim, fora do tom… Da mesma forma funciona uma empresa. Se a equipe de RH não for capacitada para selecionar bons colaboradores, a companhia vai à ruína.

Por isso é importante que você repense sobre isso agora e torne o departamento pessoal sua prioridade.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

É muito bom ter você por aqui. 

Preencha o formulário  e nosso time vai entrar em contato com você

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)