Engajamento de colaboradores:
o que é e seus benefícios

Pode até parecer ser um assunto simples, mas engajar funcionários é uma tarefa bem mais complexa do que a maioria das pessoas acredita. Envolver os funcionários na cultura ou mesmo em ações da empresa é um desafio enfrentado em empresas de todos os portes.

Colaboradores engajados têm espírito de dono, investindo esforço e iniciativa para o crescimento dos resultados. Continue a leitura e descubra mais sobre o conceito e os benefícios do engajamento de colaboradores.

O que é o engajamento de colaboradores?

O engajamento pode ser definido como o nível de envolvimento, conexão e comprometimento entre o colaborador e a empresa onde ele trabalha.

Olhando pelos olhos das empresas, o engajamento está altamente relacionado com os objetivos, valores e ações com foco no bem-estar da equipe.

Esse envolvimento auxilia os profissionais de RH a medir e gerenciar o entendimento deles sobre os elementos da cultura da companhia. Dessa forma é possível entender se os colaboradores estão envolvidos com suas tarefas ou se apenas estão ali por estar.

Mensurar esse engajamento também é uma maneira de analisar se as estratégias de endomarketing realizadas estão surtindo os efeitos esperados e qual o nível de conexão dos funcionários com a marca empregadora.

Qual a importância do engajamento de colaboradores?

Os colaboradores tomam decisões diariamente que afetam o trabalho, o clima e os resultados, ou seja, a empresa como um todo. Logo, a forma como são tratados e como se relacionam com os colegas têm um alto impacto, e vai da empresa cuidar para que esse impacto seja positivo.

Funcionários engajados levam a frente os valores da empresa, contribuindo para tornar a marca empregadora mais desejada por profissionais e conhecida entre o público em geral. Nos últimos anos percebe-se cada vez mais a importância dada pelos consumidores para a forma como as empresas tratam seus colaboradores.

Outro ponto a ser destacado quando falamos da importância do engajamento de colaboradores é o aumento da competitividade da empresa. Colaboradores engajados buscam capacitações e soluções que irão contribuir para o crescimento, além de entregarem uma experiência para seus clientes.

Não podemos deixar de falar sobre como o bem-estar físico e mental reflete na produtividade, ou seja, colaboradores motivados são mais felizes e saudáveis. O impacto disso? O clima organizacional é melhorado com menos licenças médicas e afastamentos, reduzindo também o absenteísmo e o turnover.

Benefícios do engajamento de colaboradores

São diversos os benefícios do investimento no engajamento de colaboradores:

Um erro comum cometido quando falamos de engajamento de colaboradores é trabalhar isso de forma esporádica, apenas em algumas poucas datas gerais ou por algum interesse momentâneo, como alguma pesquisa de clima, por exemplo.

O engajamento é construído com rotinas bem trabalhadas, ele vai muito além de um sentimento passageiro ou um alto salário. As pessoas procuram por um lugar onde seu trabalho faça sentido, tenha um propósito e sejam reconhecidos pelo o que são boas.

Como você pôde perceber, trabalhar o engajamento na empresa é essencial para obter sucesso como marca empregadora e também como organização. Agora é hora de implementar o que você viu por aí e crescer os resultados da sua empresa.

São 16 anos de experiência ajudando empresas em diferentes regiões do país a superar os desafios da Gestão Estratégica de Pessoas. Preencha o formulário e descubra como podemos te ajudar!

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa
Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)