Psicologia Organizacional: o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional: o que é e suas responsabilidades nas empresas

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

 

Os psicólogos organizacionais realizam diversas atividades, como analisar as atitudes e comportamentos dos colaboradores, avaliar o desempenho das empresas e ministrar treinamentos de liderança. O objetivo principal dessa área é investigar e entender o comportamento humano no contexto profissional, e aplicar suas descobertas na melhoria do bem-estar e produtividade.

O que é Psicologia Organizacional?

A psicologia organizacional está focada em entender como as organizações influenciam o comportamento dos indivíduos. Estruturas, cultura organizacional, estilos de gestão e expectativas de papéis são fatores que podem afetar o comportamento das pessoas dentro de uma empresa.

 

Compreendendo esses fatores, os psicólogos organizacionais buscam melhorar o desempenho e a saúde dos indivíduos, ao mesmo tempo em que trazem benefícios para a organização como um todo.

Principais responsabilidades da Psicologia Organizacional

A maioria dos psicólogos organizacionais atua em uma das seis principais áreas:

 

  1. Seleção de novos colaboradores: Esta área envolve o desenvolvimento de avaliações para a seleção de funcionários, como avaliações psicológicas para determinar se os candidatos são qualificados para uma determinada posição.
  2. Ergonomia: A ergonomia abrange o design de procedimentos e equipamentos que maximizam o desempenho e minimizam lesões.
  3. Desenvolvimento Organizacional: Psicólogos nesta área ajudam a melhorar as organizações, muitas vezes aumentando lucros, redesenhando produtos e melhorando a estrutura organizacional.
  4. Gestão de Desempenho: Desenvolvem avaliações e técnicas para determinar se os funcionários estão desempenhando bem suas funções.
  5. Treinamento e Desenvolvimento: Profissionais desta área identificam as habilidades necessárias para realizar trabalhos específicos e desenvolvem e avaliam programas de treinamento para os funcionários.
  6. Qualidade de Vida no Trabalho: Focada em melhorar a satisfação dos funcionários e maximizar a produtividade do capital humano, esta área busca maneiras de tornar os empregos mais gratificantes ou desenvolver programas que melhorem a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Conclusão

A psicologia organizacional desempenha um papel crucial na melhoria do ambiente de trabalho e no aumento da eficiência organizacional. Ao aplicar princípios psicológicos, os psicólogos conseguem abordar uma ampla variedade de questões, desde a seleção de funcionários até o design de produtos e a promoção da diversidade. 

 

Através de suas intervenções, é possível criar ambientes de trabalho mais produtivos e saudáveis, beneficiando tanto os colaboradores quanto as organizações. Com seu foco em entender e melhorar o comportamento humano no contexto profissional, a psicologia organizacional continua a ser uma área vital e em constante evolução.

 

Aqui na Rheserva, contamos com um time inteiro de Psicólogas Organizacionais prontas para atender as demandas da sua empresa. Vem bater um papo com a gente:

Sumário

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa
Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas
Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro
Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

É muito bom ter você por aqui. 

Preencha o formulário  e nosso time vai entrar em contato com você

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)