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O jeito Rheserva de desenvolver pessoas:
diagnóstico, personalização e resultado
Como fortalecemos o desenvolvimento individual na Mantiqueira Elevadores com a aplicação da metodologia de Kolb
- Por Redação

Na Rheserva Consultoria, acreditamos que desenvolver pessoas vai além de oferecer treinamentos. Trata-se de conectar estratégia, comportamento e contexto real. E é exatamente isso que fizemos junto à Mantiqueira Elevadores, cliente atendido por meio do nosso modelo de Projetos de Consultoria de RH. Em 2024, conduzimos uma evolução significativa no processo de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), aprimorando a adesão dos colaboradores e a efetividade das ações propostas.
Essa mudança partiu da escuta atenta e da análise dos ciclos anteriores. Como relata Fernanda, consultora especialista responsável pelo projeto:

Fernanda, consultora da Rheserva
“O meu grande objetivo foi agregar valor ao PDI para sensibilizar os colaboradores e garantir adesão. No último ciclo de AVD não tivemos uma boa adesão ao PDI, com queixas de desalinhamento com a rotina do colaborador e até mesmo com as preferências de aprendizagem.”
O cenário: equipes diversas e o desafio da personalização
A Mantiqueira possui equipes internas e externas, com perfis majoritariamente operacionais. A aplicação de um modelo padrão de desenvolvimento não vinha atendendo de forma efetiva à diversidade de necessidades e realidades. Era necessário tornar o PDI mais estratégico e próximo do dia a dia.
Nesse contexto, a Rheserva decidiu incorporar o LSI (Learning Style Inventory), baseado na teoria dos Estilos de Aprendizagem de David Kolb, como instrumento de apoio para tornar as ações do PDI mais personalizadas, práticas e aderentes aos perfis dos colaboradores.
A base metodológica: teoria experiencial de Kolb
Kolb propõe que a aprendizagem ocorre por meio da experiência, em um ciclo composto por quatro etapas:
- Experiência concreta
- Observação reflexiva
- Conceitualização abstrata
- Experimentação ativa
A partir disso, derivam-se quatro estilos principais:
Estilo
Acomodador
Convergente
Divergente
Assimilador
Características
Aprende fazendo
Focado em solução
Observador e reflexivo
Lógico e estruturado
Preferências
Ações práticas, desafios, improvisação
Aplicações técnicas, testes, metas
Discussões, trocas, múltiplas perspectivas
Leitura, análise, planejamento teórico
Cada colaborador foi convidado a responder ao teste online de Kolb, com QR Code acessível diretamente no documento do PDI. A partir da identificação de seu estilo de aprendizagem, foram propostas ações de desenvolvimento mais coerentes com suas preferências cognitivas e comportamentais.

A aplicação prática na Mantiqueira
A reformulação do PDI trouxe um documento mais acessível, orientado a metas SMART, com linguagem acolhedora e foco em protagonismo. Mas o diferencial real esteve no modo como o estilo de aprendizagem foi usado para construir ações mais efetivas.
“Se a pessoa tem estilo assimilador e precisa desenvolver comunicação, o PDI buscava fazer ela entender conceitualmente algo da comunicação, fazer uma autorreflexão e ter uma atividade/ entrega de aplicação dos insights. Isso entrava no PDI como registro de evidência também.”
— Fernanda, consultora da Rheserva
Essa abordagem garantiu que cada ação de desenvolvimento fosse mais contextualizada, viável e significativa. Além disso, o diagnóstico dos estilos também subsidiou outras ações fora do PDI, como:
- Grupos de estudo (já em funcionamento)
- Ideias para treinamentos temáticos personalizados
Resultados observados
Mesmo em fase de aplicação inicial, os impactos já são percebidos de forma concreta:
- Maior adesão ao PDI, com colaboradores engajados e participativos
- Maior alinhamento entre metas, competências e realidade do colaborador
- Sensação de valorização e escuta ativa por parte dos colaboradores
- Melhoria da interlocução entre RH, líderes e equipes
- Criação de uma base para novos projetos formativos dentro da Mantiqueira
Evolução contínua como cultura
A atuação da Rheserva na Mantiqueira Elevadores reforça o valor de olhar para o desenvolvimento como um processo vivo e ajustável. O uso do LSI de Kolb não foi um fim, mas uma ferramenta para aprofundar o autoconhecimento, embasar ações práticas e conectar estratégia e comportamento de forma mais sensível e eficiente.
Para nós, personalizar é respeitar o jeito de cada um aprender, e essa escuta é o primeiro passo para construir um RH realmente estratégico.
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