
Como lidar com a queda de engajamento no trabalho no meio do ano
A energia caiu no time? Descubra por que o meio do ano afeta o engajamento e o que líderes podem fazer para reativar a motivação das equipes.
O termo “resiliência” vem do latim, resilire, que significa “voltar atrás”. Na física, designa a capacidade que alguns materiais têm de absorver impactos e retomarem à forma original.
Nas competências humanas, está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação.
Alguns autores afirmam que não é necessário passar-se por um momento caótico, somente o benefício vindo da experiência do estresse torna o ser humano melhor que antes. Além disso, pessoas resilientes tendem a levar uma vida mais significativa e desenvolver relações mais harmoniosas com aqueles que estão ao seu redor, pois são indivíduos que possuem uma visão mais otimista da vida.
Neste momento cada vez mais complexo em nossas vidas, pense sobre suas atitudes. O que, geralmente, você faz em tempos de adversidades? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir? Você é o tipo que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta?
Saiba que existem pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiarem com eles, aprender e crescer emocionalmente. Elas possuem razões para nunca desistir de suas metas e objetivos.
Uma pessoa resiliente é capaz de enfrentar crises, problemas, traumas, perdas, graves adversidades, transformações, desafios e muito mais, elaborando as situações e recuperando-se diante delas. A pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usa da sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.
Algumas das características marcantes de um indivíduo resiliente são a autoconfiança, a persistência, o otimismo, a empatia, a criatividade, a flexibilidade e o seu autocontrole de emoções e sentimentos.
A energia caiu no time? Descubra por que o meio do ano afeta o engajamento e o que líderes podem fazer para reativar a motivação das equipes.
Como o RH estratégico da Rheserva Consultoria ajudou o Hospital Evandro Ribeiro a conquistar a ONA III e transformar cultura, processos e liderança.
Descubra como a ambidestria organizacional equilibra inovação e eficiência com o apoio estratégico do RH.
Como liderar diferentes gerações no mesmo time sem virar um campo de guerra? A Rheserva mostra o caminho com provocações reais e práticas