O que você precisa saber
sobre as tendências salariais para 2023

Desde que o mundo é mundo, o salário é uma parte muito importante no mercado de trabalho, porém em 2023 esse fator vai ter uma importância ainda maior. O aumento da inflação em todo o mundo e a mudança de expectativas dos funcionários vai demandar dos diretores de empresas e das lideranças de RH um planejamento para oferecer aumentos salariais no próximo ano.

Esse, porém, não é o único ponto que os profissionais de RH vão precisar se atentar em relação a salários, o movimento vai além dessa reavaliação de valores.

Segundo relatório realizado pela Salary com 1000 profissionais de RH dos EUA, quase metade das empresas estadunidenses estão adicionando em seus orçamentos para 2023 um aumento na folha salarial. Enquanto até 2022 tínhamos um aumento na base de 3%, no próximo ano a média vai ficar em torno de 4%, com algumas posições chegando até a 7%.

E não foi apenas esse estudo que mostrou essa tendência, segundo dados da Willis Towers Watson, os aumentos salariais vão ultrapassar a média prevista de 4,1% no meio do ano, chegando em até 4,6%. A consultoria especializada em remuneração Pearl Meyer também divulgou dados que mostram que 40% das lideranças e RH pretendem dar aumentos salariais mais altos do que os oferecidos em 2022.

PERSPECTIVA

A inflação no Brasil entre janeiro e agosto desse ano acumulou alta de 4,39% e mesmo sendo um valor menor comparado aos 5,67% em 2021 no mesmo período, esse aumento continua sendo um fator de grande impacto na economia brasileira. Todos os dias percebemos altas nos preços dos produtos, aumentando o custo de vida do trabalhador, tornando necessária a busca por um salário maior.

 

E para não perder colaboradores para o mercado, só resta às empresas responderem com aumentos salariais à altura das concorrentes. O mercado de trabalho está bastante competitivo e quando falamos de salário hoje em dia englobamos também benefícios oferecidos a funcionários, com a ascensão de HR Techs focadas nessa área, tem se tornado cada vez mais presente diferentes benefícios aos funcionários.

 

Vale-alimentação ou refeição e Vale-transporte já não são mais diferenciais, empresas que desejam atrair e reter talentos precisam investir em outros benefícios como cuidados a saúde física e mental e ampliar esses cuidados a família e até animais de estimação!

 

E esse tipo de investimento também impacta direta e positivamente no engajamento dos colaboradores, criando um senso de pertencimento maior e um apego à cultura e aos valores da empresa ainda maior.

 

A escassez de talentos no mercado é mais um fator que vai causar o aumento dos salários no próximo ano. A Capterra (empresa de software) realizou uma pesquisa com mais de 1200 pessoas (trabalhadores e profissionais de RH) e descobriu que as empresas estão aumentando os salários para novas contratações. De acordo com o estudo, 65% dos gerentes entrevistados disseram que tanto os salários dos colaboradores quanto os oferecidos nas novas vagas estão mais altos do que o normal.

 

No meio de tanta disputa na atração de novos talentos o RH precisa se atentar em não criar discrepâncias salariais entres os novos colaboradores e os efetivos. Ver o seu salário sendo “desvalorizado” por conta do poder de compra menor já é algo que desmotiva colaboradores, se isso estiver aliado a novos funcionários com salários maiores a desmotivação aumenta e pode gerar baixa nas entregas e demissões voluntárias.

 

O ano de 2023 nos aguarda com diversos desafios, não só na questão salarial, mas na gestão de pessoas no geral, agora mais do que nunca vamos sentir as mudanças de comportamento dentro e fora do trabalho causadas pela pandemia do COVID-19. Por esse e outros motivos é mais do que essencial ter um RH que trabalhe de forma estratégica e pensando com as lideranças em como trazer os melhores resultados para o seu negócio.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa
Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)