Sabemos como pode ser um grande desafio dar início à carreira profissional. Embora você possa ter bastante energia e vontade de fazer a diferença, a falta de experiência pode te eliminar em uma entrevista. Mas então, como compensar seu currículo enxuto e aumentar as chances de aprovação? Temos algumas dicas para te preparar para esse momento:
Como o RH pode melhorar a gestão de pessoas das instituições de saúde
1. Invista na sua formação!
Para compensar a falta de experiência profissional, cursos extracurriculares como idioma, Excel, profissionalizante ou especializações na área podem ser diferenciais. Além de você, milhares de jovens estão em busca do primeiro emprego.
O valor dos cursos hoje não é um impedimento para você estudar. Se você acaba de concluir o ensino médio, o governo oferece gratuitamente diversos cursos técnicos e profissionalizantes. Se você está concluindo o seu curso superior, existem cursos presenciais e à distância para complementar a formação acadêmica.
2. Monte um bom currículo
Seja claro e objetivo na construção do seu currículo. Normalmente, quem está selecionando candidatos recebe um grande número de currículos e não perdem muito tempo tentando decifrar documentos mal elaborados.
Evite cores extravagantes, letras coloridas, capas ou fotos não profissionais, pois elas atrapalham a visualização do conteúdo e o profissionalismo.
Pense sempre na vaga que está pleiteando e quais as informações relevantes para ela. Evite informações desnecessárias e não agregadoras e não se esqueça das que serão diferenciais para vaga. Como você não terá experiência formal, pode-se suprir com experiências informais, trabalhos voluntários ou de extensão. Nesse momento, mostrar suas habilidades e competências individuais podem ser interessantes. Hoje, empresas buscam profissionais versáteis, que saibam lidar com público, trabalhar em equipe, vontade de crescimento profissional, liderança e controle emocional.
3. Prepare-se para a entrevista
Com um melhor currículo nas mãos, você já pode chegar mais confiante para o momento da entrevista. É preciso tomar cuidado para que o nervosismo e a ansiedade não atrapalhem nessa hora. É comum que os candidatos à primeira vaga acabem se prejudicando no momento de apresentar seus pontos fortes e fracos e suas expectativas. Portanto, a preparação para esse momento é fundamental.
O candidato deve buscar se conhecer bem, estar preparado para responder sobre suas qualidades e pontos de melhoria, sobre sua expectativa com o novo emprego e o que tem a agregar à empresa. Pense nas suas experiências anteriores e no que o seu grupo de amigos pensa sobre você. Leve exemplos para a entrevista que ilustrem sua fala. Entenda sobre a empresa que está almejando a vaga, busque informações.
4. Busque outras experiências!
Se você ainda está cursando o ensino médio ou superior e já está preocupado com o primeiro emprego, ainda dá tempo de buscar uma experiência profissional durante sua formação. Existem diversas oportunidades de Estágio e Jovem aprendiz e elas são diferenciais para conquistar o seu primeiro emprego.
Embora com carga horária reduzida, o aluno consegue obter conhecimentos práticos que irão agregar em sua experiência profissional, além de enriquecer o currículo.
Tendências de Recrutamento e Seleção para 2025
Tendências de recrutamento em 2025: IA, automação, soft skills, employer branding e mais estão em alta. Leia o blog e saiba mais!
O papel do RH no fechamento do ano
Descubra como o RH pode concluir metas e manter equipes engajadas no final do ano com estratégias práticas.
Inner Skills: o poder das habilidades internas
Descubra o poder das Inner Skills — habilidades interpessoais essenciais para o sucesso profissional, equilíbrio emocional e liderança em 2025.
RH para Pequenas e Médias Empresas: tudo que você precisa saber
Descubra como o RH pode transformar pequenas e médias empresas com estratégias que impulsionam talentos e evitam erros comuns.