Os três principais benefícios das
avaliações psicológicas
dentro das empresas

As avaliações psicológicas são uma parte importante do processo de contratação de qualquer empresa. Encontrar o candidato certo aumenta expressivamente as taxas de retenção e, consequentemente, melhora o ambiente de trabalho. Essas avaliações têm como objetivo avaliar a personalidade, inteligência e aptidão dos futuros colaboradores.

Segundo um estudo realizado pelo Work Institute em 2017, substituir um trabalhador pode custar até 33% do seu salário anual. Com o mundo mudando constantemente nos dias de hoje, habilidades técnicas não são mais o quesito mais importante na hora de uma contratação.

Além dos processos seletivos, as avaliações psicológicas dentro do contexto organizacional podem ser usadas como guia para ações de treinamento e desenvolvimento dentro das empresas. Continue a leitura para saber os benefícios da utilização das avaliações psicológicas dentro de empresas.

Redução de erros e custos com contratações

Com base na função específica da vaga trabalhada, avaliações psicológicas específicas podem ser utilizadas para avaliar os candidatos, seja para uma primeira triagem entre um volume maior de pessoas ou nas etapas finais para decidir de forma assertiva qual o perfil mais aderente a sua necessidade.

Com esse tipo de trabalho, você contrata profissionais que terão um melhor desempenho em suas tarefas, trazendo melhores resultados para sua empresa. Além disso, as avaliações permitem descobrir sobre o comportamento e a personalidade do candidato, assim você consegue saber se aquela pessoa terá uma boa adaptação com a cultura da sua empresa.

[E-BOOK GRATUITO]

Contrate os
melhores talentos

para o seu time de
maneira acertiva!

teste de seleção

Contratação por potencial

Contratar por potencial significa pensar a longo prazo, procurando profissionais com oportunidade de se desenvolver e crescer dentro da empresa, realizando funções mais complexas e desafiadoras.

Conhecendo bem os candidatos, com a aplicação de avaliações psicológicas, você tem informações mais confiáveis sobre o perfil do candidato.

Na Rheserva temos psicólogos organizacionais com formação específica para aplicação desses testes que além dos relatórios escritos, oferecem aos gestores uma percepção verbal aprofundando as informações e deixando mais fácil a escolha do profissional certo para as vagas.

Movimentos Internos

As avaliações psicológicas também funcionam para colaboradores que já estão na empresa, ela pode revelar a motivação e o momento de vida atual de cada pessoa, ajudando na gestão do time. Ela pode ajudar a entender o estado de saúde emocional e mental dos colaboradores, identificando aqueles que possam precisar de ajuda com problemas emocionais e comportamentais.

Além disso, é possível também avaliar as pessoas do time mais adequadas para promoções internas ou mudanças de funções. Falando da aplicação dessas avaliações para os funcionários da empresa, é possível entender quais soft skills precisam ser desenvolvidas dentro das equipes e desenhar um planejamento de Treinamento e Desenvolvimento com o que realmente é necessário e irá trazer impactos positivos para o time.

As avaliações psicológicas são ferramentas incríveis por serem capazes de ajudar empresas em todos os estágios de relacionamento com o colaborador, desde a contratação até o seu desenvolvimento. Essa ferramenta reduz problemas com contratações erradas, oferecendo benefícios tanto para a empresa, quanto para o candidato.

 

Podemos ajudar o RH da sua empresa identificar as avaliações psicológicas mais adequadas para os seus processos de Recrutamento e Seleção e também para os programas de desenvolvimento da sua empresa. Entre em contato para falar com um dos nossos consultores.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)