O papel de uma boa liderança

O papel de uma boa liderança

Ser líder dentro de uma empresa é um papel que vai muito além de apenas um “cargo de confiança”, é sobre ter estratégia, visão e capacitação. Um bom líder sabe conduzir e influenciar sua equipe através de todas as situações do dia-a-dia do funcionamento de um negócio.

 

O líder precisa entender que a excelência da sua gestão está inevitavelmente ligada ao seu relacionamento com os colaboradores liderados e que influencia diretamente a empresa como um bom lugar para trabalhar. É preciso investir tempo, aprimorar e fortalecer essas conexões.

 

Segundo um estudo da norte-americana Gallup, o líder tem influência de até 70% no engajamento dos colaboradores, ao passo que 70% dos líderes não estão prontos para exercer o papel de influenciador para as suas equipes. A mesma pesquisa revelou que no Brasil apenas 27% dos trabalhadores são engajados com seus postos de trabalho.

 

Um número preocupante e que evidencia ainda mais a necessidade da capacitação das lideranças das empresas.

 

Não só os colaboradores precisam estar engajados, é muito importante que os líderes também estejam alinhados com os princípios, metas e intenções da empresa. 

 

Outro ponto de atenção e que muitos são resistentes, é o da formação de novos líderes para o futuro. São aspectos importantes e que ainda serão abordados nesse conteúdo.

O que uma boa liderança tem?

Esses são alguns itens que ajudam a identificar um líder 

Comunicação

Esse é um tópico extremamente importante. Pensa comigo, se um líder não sabe se comunicar bem, a equipe vai se sentir perdida e confusa.

 

Se expressar com clareza é o primeiro passo para um bom relacionamento com os colaboradores. Quando a comunicação é ágil, a equipe compreende melhor a situação e a resolve mais rápido. Isso vale também para quando falamos sobre feedbacks. O líder precisa falar bem.

A empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. Essa é uma característica primordial que todo gestor deve ter.

 

Quando você é empático, é possível entender melhor como as suas ações serão recebidas pela equipe e vice-versa.

Ser líder não é uma tarefa fácil, nesse cargo, cada ação tem uma reação, por isso, é indispensável que ele seja um bom exemplo motivador para todos. A equipe passa a se sentir mais engajada e vê na figura do líder alguém que estará sempre junto.

Além dos bons exemplos, é preciso ser responsável por todos da equipe. O líder deve estar consciente de tudo que acontece dentro do seu time e entender que problemas acontecem, mas que podem ser previstos ou evitados. E em caso de alguma crise, assumir as rédeas e guiar todo o setor.

As consequências de um líder despreparado.

Um erro grave cometido dentro de muitas organizações é promover colaboradores totalmente despreparados para cargos gerenciais, levando em consideração apenas as capacidades técnicas e esquecendo das boas práticas em gestão de pessoas.

 

Quando isso acontece, toda a empresa é prejudicada, uma vez que esse novo líder pode tomar atitudes anti-éticas, anti-profissionais, rigidez excessiva, autoritarismo e faltar com empatia. Essas ações transformam o local de trabalho em um ambiente tóxico, disparam os índices de turnover, provoca perda de produtividade e gera mais gastos para a empresa devido à alta rotatividade de pessoas. 

Como o RH resolve isso?

Plano de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)

É um programa de capacitação e crescimento de performance voltado para grupos de gestores dentro das empresas através de trilhas de desenvolvimento personalizadas.

 

Os perfis de líderes passam por uma análise apoiada por avaliações psicológicas  como o MAPA, que emitem uma série de dados sobre o perfil, tendências e indicadores de personalidade dos gestores testados. A partir do diagnóstico, os profissionais realizam um mapeamento de competência dos líderes analisados e iniciam o processo de estruturação do programa de desenvolvimento. 

São trabalhadas 5 frentes:

O processo acontece de forma híbrida com encontros e ações programadas durante 6 meses.

Nós capacitamos as suas lideranças

A Rheserva realiza projetos de desenvolvimento e capacitação de lideranças em empresas de todos os setores. Temos uma equipe de consultores especialistas que farão um diagnóstico completo e desenvolvimento de habilidades dos líderes do seu negócio em um curto prazo de tempo. 

 

O que trouxemos aqui sobre o PDL foi apenas uma pequena parte da totalidade do programa. Agende um bate-papo com a nossa consultora e potencialize o seu negócio.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

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