Chat GPT e Recrutamento e Seleção: como utilizar
essa tecnologia para ajudar nos processos seletivos

Nas últimas semanas qualquer pessoa que acesse a internet com certeza teve algum tipo de contato com o assunto “inteligência artificial”. Seja por conta do lançamento de M3GAN nos cinemas, que conta a história de uma boneca tecnológica inteligente, ou pelas ferramentas que caíram na boca do povo, o termo “IA” deve ter passado pelos seus olhos.

E o assunto principal foi o ChatGPT, uma ferramenta idealizada em 2018 pela OpenAI que teve seu lançamento em 2022, e já é conhecida e usada mundialmente. O ChatGPT tem a capacidade de entender e gerar textos como se fosse um ser humano. Diversos setores do mercado já estão utilizando da ferramenta no seu dia a dia. E, por que não aplicar essa tecnologia na rotina do RH, e, principalmente, nos processos de Recrutamento e Seleção?

O recrutamento é uma frente super importante para qualquer empresa, afinal é por meio das contratações que montamos um time com os melhores profissionais e chegamos a bons resultados. Contudo, se não realizado de forma assertiva, pode ser um processo demorado e consumir muitos recursos. 

Para a nossa sorte, os avanços da tecnologia têm ajudado (e muito!) o dia a dia dos profissionais de RH, tornando processos como o de Recrutamento e Seleção mais eficientes, e o ChatGPT é um exemplo disso.

Nesse artigo vamos explorar os usos do ChatGPT no recrutamento.

Como funciona o ChatGPT e como utilizá-lo?

O ChatGPT é acessado pelo site da empresa que o desenvolveu, a OpenAI, clicando aqui. Em alguns momentos você pode não conseguir utilizar a plataforma por conta do alto número de acessos, o que faz com que a ferramenta fique sobrecarregada.

Depois de acessar e fazer o login, você terá acesso a essa tela:

 Chat GPT e Recrutamento e Seleção: como utilizar essa tecnologia para ajudar nos processos seletivos

Nessa tela você vai ver algumas dicas e exemplos de como utilizar o ChatGPT e na parte inferior da tela está o campo de texto onde você irá se comunicar com a ferramenta. É tudo muito intuitivo, basta você fazer a pergunta que deseja e a plataforma irá te responder com uma explicação simplificada baseada no que está disponível na internet sobre o assunto e também em respostas dos usuários.

Aplicações do ChatGPT no
Recrutamento e Seleção

Criação de testes técnicos

A primeira aplicação do ChatGPT nos processos seletivos da sua empresa que vamos falar aqui é para o desenvolvimento de testes técnicos. Uma das principais etapas de qualquer processo seletivo é a aplicação de testes que avaliem as qualificações técnicas dos candidatos, para saber se ele terá capacidade de desenvolver suas funções sem grandes dificuldades. 

Em alguns casos o profissional de RH não tem conhecimento aprofundado sobre a área da função em questão, é exatamente nisso que o ChatGPT pode entrar em ação. Mas fique atento, sempre peça para alguém do setor revisar o teste criado antes de usá-lo nos seus processos seletivos.

Descrição de vaga

Com a ajuda do ChatGPT podemos criar anúncios de vagas, desenvolvendo um texto que descreva de forma mais precisa os requisitos e atribuições da oportunidade trabalhada. Ter um descritivo de vagas bem escrito é um fator essencial para atrair talentos para a sua empresa, afinal é pelo anúncio da vaga que os profissionais conhecem não só a sua empresa, mas também a oportunidade que você está oferecendo.

E quando falamos de vagas de áreas mais específicas, como as de tecnologia, ter um descritivo que converse bem com o candidato que você quer atrair é um diferencial que vai ajudar muito nos seus processos seletivos.

Perfil de Candidato Ideal

Uma outra aplicação do ChatGPT quando falamos de processos seletivos é para a criação de um Perfil de Candidato Ideal (ICP). É possível usar a ferramenta para a análise de dados de contratações bem-sucedidas para analisar padrões e características comuns entre os candidatos contratados. 

Usando o ChatGPT para fazer essa análise os recrutadores podem entender de maneira mais assertiva o que um candidato precisa ter para ser uma boa combinação com a vaga e até mesmo com a empresa. Fazendo isso conseguimos diminuir as chances de uma contratação equivocada que leve a um novo processo seletivo, gastos com desligamentos e desfalques nas equipes.

Perguntas para a hora da entrevista

Em pleno 2023 perguntas como “Você conhece a ferramenta X?” ou “Me conte um defeito seu.” não precisam mais ser o que norteia a sua entrevista. E para sair do tradicional na hora de conversar com os candidatos e instigá-los a se abrirem mais com você, o ChatGPT pode te ajudar criando algumas ideias de perguntas para você utilizar.

 

 

Esses são apenas alguns exemplos práticos de como o ChatGPT pode ser usado pelo RH para Recrutamento e Seleção. As aplicações dessa ferramenta são inúmeras dentro da área de recursos humanos e ainda iremos descobrir mais.

É necessário, porém, que seja um profissional de Recursos Humanos capacitado utilizando a ferramenta para utilizá-la de forma correta e efetiva, além disso, ter um olhar crítico sobre os conteúdos criados pelo ChatGPT.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar

Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)