
Planejamento estratégico da força de trabalho: como ir além do headcount tradicional
Descubra como fazer planejamento estratégico da força de trabalho além do headcount tradicional. Saiba como alinhar talentos, competências e resultados.
Para algumas empresas, o trabalho remoto já é prática conhecida e utilizada, ao menos para alguns cargos da empresa. Para outras, é ainda algo novo. Neste momento, mesmo empresas acostumadas a trabalhar com os colaboradores lado a lado estão repensando as formas de trabalho. Profissionais de escritório e outras funções estão começando a experimentar tal prática como medida emergencial. Este é apenas um exemplo das mudanças que a crise na saúde ocasionada pelo novo coronavírus provocou nas empresas de todo o mundo.
No dia a dia, você se depara com diversos desafios como líderes não capacitados para a função, falta de gerenciamento de equipe, pouca motivação, comunicação interna falha, metas não atingidas e rotatividade? Acaba não tendo tempo para implantar aquelas práticas que estudou de gestão de pessoas ou parar a equipe para treiná-los?
Você pode utilizar esta pausa e estas novas dinâmicas de trabalho para desenvolvimentos individuais ou de equipe, para analisar o clima da sua empresa ou até criar ferramentas de avaliação de desempenho. Pode também repensar sua política de cargos e salários, pensar em critérios para promoções e até rever o seu planejamento estratégico.
Conhecer o seu negócio, alinhar o que são hoje e aonde pretendem chegar, avaliar as condições e formas de trabalho atualmente praticadas, podem ser um bom início. Após, a realização de avaliações de desempenho com um levantamento das atividades e desempenho das competências essenciais, criação de um modelo de avaliação para aplicação remota resultarão em resultados que, analisados corretamente, possibilita o desenvolvimento de Planos de Desenvolvimento Individuais e Gerenciais que auxiliem a performance do seu time.
Outra forma de minimizar os reflexos posteriores da crise é apostar em treinamentos online e cursos que levarão atualização e motivação a seu time, reforçando a imagem e cultura da empresa. Bons exemplos de treinamentos que podem ser implementados são de excelência em atendimento, gestão do tempo, vendas e gerenciamento de projetos.
A Rheserva entende o momento delicado que o mundo passa e se disponibiliza para orientar sobre processos ligados a Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Nosso time também segue trabalhando e pronto para traçarmos juntos estratégias que minimizem os efeitos do coronavírus na vida das pessoas.

Descubra como fazer planejamento estratégico da força de trabalho além do headcount tradicional. Saiba como alinhar talentos, competências e resultados.

Como preparar gestores de PMEs para ambientes de mudança constante com práticas simples e impacto real.

Agosto Lilás também é tema para o RH: entenda como combater a violência contra a mulher no ambiente corporativo e promover segurança psicológica nas empresas.

Do operacional ao estratégico: veja as habilidades que vão transformar sua carreira em RH e abrir portas pro futuro. Comece hoje!