Os cinco principais problemas causados na sua
empresa por um processo seletivo demorado

O recrutamento é uma parte importante de qualquer empresa, afinal é por meio dele que encontramos e selecionamos novos profissionais para a equipe. Ele precisa, então, ser um processo muito bem feito, alinhado e com o mínimo de falhas possíveis.

Um estudo realizado pela Glassdoor mostrou que o tempo médio gasto em processos seletivos é de 22,9 dias, quase duas vezes mais do que o tempo gasto em 2010 que era de 12,6 dias.

Em um mercado tão aquecido e competitivo quando o assunto é contratação um processo de Recrutamento e Seleção longo pode custar muito para a sua empresa. Profissionais de diversos segmentos vêm recebendo convites para processos seletivos semanalmente e ter um processo seletivo mal estruturado e longe pode fazer você perder um ótimo talento!

Hoje trouxemos para você cinco principais problemas causados na sua empresa por um processo seletivo demorado.

Principais perigos de um
processo seletivo longo

Ter que pagar um salário mais alto

Um processo de recrutamento longo deixa o candidato no mercado, podendo ser convidado a participar de outros processos seletivos e, caso aprovado em ambos, você pode precisar aumentar a oferta de salário feita para efetivar a contratação.

Quanto maior for o seu processo seletivo, maiores são as chances desse profissional receber uma proposta maior, seja da empresa atual ou de outras empresas.

Perda de receita e lucratividade

Ter posições em aberto dentro da empresa por um tempo maior pode impactar na produtividade do time e, consequentemente, na sua receita. Algumas pessoas podem pensar que estão economizando no salário desse colaborador, mas dependendo da posição isso pode ser um tiro no pé do faturamento da organização

Prejudicar a sua marca empregadora

Hoje em dia, com a maior parte das pessoas online na internet, ficou muito mais fácil compartilhar suas experiências boas e, principalmente, as ruins. E quando falamos de processos seletivos isso é mais comum ainda.

Sites como Glassdoor e Indeed permitem que as pessoas avaliem a experiência delas com a sua empresa, e caso essa não seja positiva isso pode prejudicar a imagem da sua marca entre os profissionais.

Perder a chance de contratar um ótimo colaborador

Não é segredo para ninguém que um bom profissional quando está no mercado não demora muito tempo a ser contratado, então não podemos nos dar ao luxo de realizar um longo processo seletivo se queremos contratar os melhores talentos para a nossa empresa.

Além disso, um processo seletivo longo pode gerar ao candidato uma má impressão da cultura da sua empresa e pode levá-lo a desistir de trabalhar com você. Esse é, se não o primeiro, um dos primeiros contatos do profissional com a sua empresa, então você precisa causar uma boa impressão.

Veja como trabalhar sua marca empregadora nesse vídeo do nosso canal que fala sobre Inbound Recruiting.

Causar desconforto nos colaboradores

Ter um Recrutamento e Seleção ágil e assertivo é essencial para contratar os melhores talentos do mercado. Com um mercado de trabalho onde os candidatos podem escolher as vagas que se candidatam, ter o melhor processo seletivo possível é ainda mais importante para ter ótimos profissionais na sua empresa.

Agora que você entendeu sobre os perigos de ter um processo seletivo longo entende a importância de trabalhar um Recrutamento e Seleção ágil e assertivo na sua empresa! A Rheserva está no mercado de Recursos Humanos há 16 anos e contamos com um time de especialistas em encontrar os melhores talentos do mercado. Para saber mais sobre nossas soluções de Recrutamento e Seleção, clique aqui e fale com um dos nossos consultores.

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa

Outros conteúdos que você pode gostar

Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)