Feriado de Carnaval: como organizar o funcionamento
da empresa e engajar seus colaboradores.

Estamos no momento onde todos já estão se programando para o Carnaval, feriado tão esperado pela maioria dos brasileiros, seja para descansar ou para curtir a folia. Muitos não sabem que o Carnaval não é um feriado oficial aqui no Brasil, mas ainda assim o país quase para nesses quatro dias, e por isso é tão importante organizar o funcionamento das empresas para não gerar problemas com seus clientes e colaboradores. Em alguns lugares a terça-feira é adotada como feriado, mas isso varia de acordo com a lei do município. Contudo, caso opte por funcionar nesses dias, sua empresa não estará infringindo a lei. Mas como falamos, o Carnaval é um feriado tradicional do Brasil e manter o time trabalhando normalmente pode gerar problemas no engajamento e motivação dos colaboradores com a empresa. Se sua empresa precisa funcionar durante esses quatro dias é necessário então pensar em um cenário que atenda a todos. Continue a leitura que vamos dar algumas dicas de como organizar sua empresa para funcionar durante o feriado de Carnaval.

DECORAÇÃO TEMÁTICA E CONFRATERNIZAÇÃO

Uma ótima ação para você realizar dentro da empresa é tornar o ambiente de trabalho mais descontraído decorando o escritório com a temática de Carnaval. Aproveite essa temporada para deixar o espaço de trabalho mais alegre, investindo em uma decoração colorida e se não for atrapalhar o time, é legal ter uma trilha sonora tocando ao fundo para ambientar ainda mais!.

Separar um dia do mês para fazer uma pequena confraternização também é uma ótima forma de engajar seus colaboradores. Prepare um lanche especial, convide as pessoas a se fantasiarem para esse dia e você pode pensar até em uma premiação para as melhores fantasias!

COMUNICAÇÃO INTERNA

É muito comum nessa época do ano a empresa ficar naquele mistério de como será o funcionamento, não se sabe se todos vão trabalhar, se terão turnos ou qualquer outra possibilidade. Evite esse tipo de situação, planeje o mais cedo possível essa dinâmica e comunique aos funcionários. Fazendo isso você evita mal entendido e permite que as pessoas se programem para o feriado com antecedência. ​

ESCALA DE TRABALHO

Você já deve ter uma noção de como será a demanda pelo seu serviço durante o feriado, seja por anos passados ou por conhecer o seu público e como eles consomem o que você vende. Dessa forma, é possível prever como será o movimento e se vale a pena manter o time todo trabalhando todos os dias. Caso não seja possível liberar todos os colaboradores no feriado, pense em criar escalas para dividir as equipes em diferentes turnos e/ou dias de trabalho. Fazendo isso você consegue diminuir uma possível insatisfação do time em trabalhar durante o feriado.

BANCO DE HORAS E FOLGAS

Uma outra opção quando falamos de manter a empresa funcionando durante o feriado de Carnaval é combinar que aqueles colaboradores que estarão trabalhando durante esse período ganharão banco de horas ou terão folgas referentes a esses dias trabalhados. Organizando dessa forma você consegue compensar o time pelo trabalhando durante o feriado e não sente tanto os impactos de liberar mais pessoas, podendo combinar as folgas em períodos separados.

Mesmo sendo um período relativamente delicado na hora de lidar com a carga horária e o funcionamento da empresa, o feriado de Carnaval não precisa ser um problema. É possível inclusive, como vimos, criar oportunidades de engajamento com os colaboradores. Use a criatividade para pensar em soluções onde empresa e colaborador saiam satisfeitos!

Solução completa para a Gestão de Pessoas da sua empresa
Outros conteúdos que você pode gostar
Psicologia Organizacional o que é e suas responsabilidades nas empresas

Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos ao ambiente corporativo, focando na compreensão de fatores que influenciam a produtividade no trabalho e no bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Continuar lendo »
Capa Post Blog_Termos e siglas do RH o que você precisa saber para ficar por dentro

Termos e siglas do RH

O setor de RH tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça.Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.

Continuar lendo »

Rhê Rocatto

@rheservaconsultoria

Olá, é muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe seu interesse

Caroline Araújo

@rheservaconsultoria

Olá, prazer eu sou a Caroline! É muito bom ter você por aqui. Para continuarmos me informe:

Ao me enviar essas informações você será direcionado
imediatamente para o meu whatsapp ;)