Sabemos como pode ser um grande desafio dar início à carreira profissional. Embora você possa ter bastante energia e vontade de fazer a diferença, a falta de experiência pode te eliminar em uma entrevista. Mas então, como compensar seu currículo enxuto e aumentar as chances de aprovação? Temos algumas dicas para te preparar para esse momento:

  • Invista na sua formação!

Para compensar a falta de experiência profissional, cursos extracurriculares como idioma, Excel, profissionalizante ou especializações na área podem ser diferenciais. Além de você, milhares de jovens estão em busca do primeiro emprego.

O valor dos cursos hoje não é um impedimento para você estudar. Se você acaba de concluir o ensino médio, o governo oferece gratuitamente diversos cursos técnicos e profissionalizantes. Se você está concluindo o seu curso superior, existem cursos presenciais e à distância para complementar a formação acadêmica.

  • Monte um bom currículo

Seja claro e objetivo na construção do seu currículo. Normalmente, quem está selecionando candidatos recebe um grande número de currículos e não perdem muito tempo tentando decifrar documentos mal elaborados.

Evite cores extravagantes, letras coloridas, capas ou fotos não profissionais, pois elas atrapalham a visualização do conteúdo e o profissionalismo.

Pense sempre na vaga que está pleiteando e quais as informações relevantes para ela. Evite informações desnecessárias e não agregadoras e não se esqueça das que serão diferenciais para vaga. Como você não terá experiência formal, pode-se suprir com experiências informais, trabalhos voluntários ou de extensão. Nesse momento, mostrar suas habilidades e competências individuais podem ser interessantes. Hoje, empresas buscam profissionais versáteis, que saibam lidar com público, trabalhar em equipe, vontade de crescimento profissional, liderança e controle emocional.

  • Prepare-se para a entrevista

Com um melhor currículo nas mãos, você já pode chegar mais confiante para o momento da entrevista. É preciso tomar cuidado para que o nervosismo e a ansiedade não atrapalhem nessa hora. É comum que os candidatos à primeira vaga acabem se prejudicando no momento de apresentar seus pontos fortes e fracos e suas expectativas. Portanto, a preparação para esse momento é fundamental.

O candidato deve buscar se conhecer bem, estar preparado para responder sobre suas qualidades e pontos de melhoria, sobre sua expectativa com o novo emprego e o que tem a agregar à empresa. Pense nas suas experiências anteriores e no que o seu grupo de amigos pensa sobre você. Leve exemplos para a entrevista que ilustrem sua fala. Entenda sobre a empresa que está almejando a vaga, busque informações.

  • Busque outras experiências!

Se você ainda está cursando o ensino médio ou superior e já está preocupado com o primeiro emprego, ainda dá tempo de buscar uma experiência profissional durante sua formação. Existem diversas oportunidades de Estágio e Jovem aprendiz e elas são diferenciais para conquistar o seu primeiro emprego.

Embora com carga horária reduzida, o aluno consegue obter conhecimentos práticos que irão agregar em sua experiência profissional, além de enriquecer o currículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *