Ficar desempregado pode ser um baque para a maioria das pessoas. O trabalho é um meio de inclusão social e sustento e o profissional que se vê na busca de recolocação costuma passar por momentos difíceis na busca de uma nova oportunidade. Porém, temos uma boa notícia: com a estratégia correta e um pouco de organização, você pode conseguir novamente se inserir no mercado.

O primeiro passo é manter a calma. Tenha paciência e entenda que as vezes passamos por fases ruins, mas que com esforço as coisas podem melhorar. Você deve controlar suas finanças e cuidar do seu psicológico. Se você se organizar para não chegar em um momento financeiro crítico, terá maior possibilidade de escolher uma nova oportunidade de acordo com o seu perfil.

Feito isso, você precisará passar por um momento de reflexão e autoconhecimento. Entenda qual o seu objetivo de carreira, reflita sobre sua trajetória profissional, pense nos seus pontos de melhoria e busque se atualizar no mercado.  Trace suas metas e objetivos e faça o planejamento para alcança-las.

Depois de estar com seu planejamento, é hora de atualizar o seu currículo. É importante estar com um currículo claro e objetivo, ressaltando os resultados alcançados nas suas últimas experiências. Com a popularidade das redes sociais, é importante estar com seus perfis profissionais sempre atualizados por lá também. Caso você se candidate a uma vaga específica, ressaltar as experiências relevantes para a vaga e adaptar o seu currículo para aquela oportunidade é interessante.

Busque novos conhecimentos. Esse pode ser o momento para buscar se especializar em alguma área de interesse, conhecer uma nova ferramenta ou até fazer um novo idioma. Use o seu tempo livre enriquecendo o seu currículo. Hoje temos diversas opções mais acessíveis que podem ser um ótimo investimento na sua carreira. Eventos e palestras também são opções para se manter atualizado.

Se coloque como protagonista da sua carreira. Evite se vitimizar ou se colocar para baixo nesse momento. Não se culpe nem culpe o restante do mundo. Entenda que essa é uma situação temporária e que essa pode ser uma importante transformação na sua vida. Tome frente da situação e busque planos concretos para sair dela.

Quando surgir uma nova oportunidade, evite esconder a demissão ou fazer críticas ao seu antigo empregador. Em uma entrevista, isso pode ser visto com maus olhos e significar uma não aprovação.

Mantenha a sua rede de contatos ativa. Nesse momento, manter um bom relacionamento com sua rede de contatos, seus antigos colegas de trabalho e faculdade podem ser uma forma de conseguir uma oportunidade. Não é necessário ficar pedindo diretamente uma oportunidade profissional, mas expor a sua situação em conversas pode ser uma maneira de sua rede saber da sua disponibilidade. É comum que sua rede de contatos indique você para um emprego.

Considere outras oportunidades. É importante ampliar seus horizontes e considerar outras vagas condizentes com o seu perfil. Contratações temporárias ou trabalhos pontuais podem ser uma boa porta de entrada e ainda ajudar nesse momento difícil.

Busque uma assessoria de recolocação profissional e headhunters. Esses profissionais são especializados nesse trabalho de recolocação profissional e podem te ajudar a vencer essa fase. A Rheserva oferece um serviço especializado para este fim, o RH Você.

Cadastre seu currículo em bancos de talentos e sites de empregos. Diariamente, publicamos novas oportunidades no nosso site, então nossa última dica é: se você ainda não conhece o nosso site, acesse e cadastre o seu currículo no nosso banco de talentos. Temos profissionais que trilham os currículos e selecionam perfis adequados para participarem dos nossos processos seletivos e tenho certeza que alguma irá se encaixar no seu perfil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *