Para algumas empresas, o trabalho remoto já é prática conhecida e utilizada, ao menos para alguns cargos da empresa. Para outras, é ainda algo novo. Neste momento, mesmo empresas acostumadas a trabalhar com os colaboradores lado a lado estão repensando as formas de trabalho. Profissionais de escritório e outras funções estão começando a experimentar tal prática como medida emergencial. Este é apenas um exemplo das mudanças que a crise na saúde ocasionada pelo novo coronavírus provocou nas empresas de todo o mundo.

No dia a dia, você se depara com diversos desafios como líderes não capacitados para a função, falta de gerenciamento de equipe, pouca motivação, comunicação interna falha, metas não atingidas e rotatividade? Acaba não tendo tempo para implantar aquelas práticas que estudou de gestão de pessoas ou parar a equipe para treiná-los?

Você pode utilizar esta pausa e estas novas dinâmicas de trabalho para desenvolvimentos individuais ou de equipe, para analisar o clima da sua empresa ou até criar ferramentas de avaliação de desempenho. Pode também repensar sua política de cargos e salários, pensar em critérios para promoções e até rever o seu planejamento estratégico.

O que fazer?

Conhecer o seu negócio, alinhar o que são hoje e aonde pretendem chegar, avaliar as condições e formas de trabalho atualmente praticadas, podem ser um bom início. Após, a realização de avaliações de desempenho com um levantamento das atividades e desempenho das competências essenciais, criação de um modelo de avaliação para aplicação remota resultarão em resultados que, analisados corretamente, possibilita o desenvolvimento de Planos de Desenvolvimento Individuais e Gerenciais que auxiliem a performance do seu time.

Outra forma de minimizar os reflexos posteriores da crise é apostar em treinamentos online e cursos que levarão atualização e motivação a seu time, reforçando a imagem e cultura da empresa. Bons exemplos de treinamentos que podem ser implementados são de excelência em atendimento, gestão do tempo, vendas e gerenciamento de projetos.

A Rheserva entende o momento delicado que o mundo passa e se disponibiliza para orientar sobre processos ligados a Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Nosso time também segue trabalhando e pronto para traçarmos juntos estratégias que minimizem os efeitos do coronavírus na vida das pessoas.

Conte sempre com a Rheserva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *