Comunicar-se bem é uma competência fundamental nas relações humanas. A comunicação é o processo de dividir informações, pensamentos e sentimentos entre pessoas através da fala, escrita ou linguagem corporal. A comunicação eficaz necessita que o conteúdo transmitido seja recebido e entendido por alguém da maneira que era pretendido.

A comunicação eficaz compreende sete dimensões - intrapessoal, interpessoal, vocal, corporal, técnica, intelectual, espiritual - e o profissional deve estar consciente disso, para a boa utilização e aproveitamento nas relações corporativas ou, até mesmo, na vida pessoal.

Quando a comunicação é eficiente, as informações são passadas para todos os níveis da organização, sem seguir padrões tradicionais. Com isso, as empresas fornecem oportunidades e liberdade para seus colaboradores tomarem decisões e se desenvolverem.

 

Confira 5 benefícios que a comunicação efetiva traz para o dia-a-dia no trabalho:

Efetividade na comunicação

O objetivo da efetividade em se comunicar é atingir um nível gerencial do discurso, no qual as decisões e informações são elaboradas de forma consistente e clara, pesando autonomia e autoridade, não como um modo de poder, mas sim como uma via de responsabilidade pela função ocupada, bem como, na importância social das decisões e ideias expostas.

Equipe mais unida

A união é um fator desencadeado pela comunicação, quanto mais as pessoas se comunicam de forma aberta e franca, mais elas irão criar um laço de conforto e segurança. No ambiente de trabalho, transforma as pessoas em um time com objetivos em comum.

 

Evita mal-entendidos

Quando a comunicação é falha, abrem-se espaços para conflitos e mal-entendidos. Este tipo de situação dentro de uma empresa pode causar a desunião e outros malefícios dentro da equipe.

Melhora na tomada de decisões

Quando todos os colaboradores dentro da organização se comunicam com eficácia, o gestor sempre sabe de problemas que estão acontecendo ou de algo que está dando certo. Dessa forma, é possível tomar decisões muito mais acertadas, baseadas nas informações dadas por quem vive o dia a dia da empresa de perto.

Delegação de tarefas mais eficaz

Saber delegar funções é fundamental para que nenhuma atividade importante seja deixada de lado ou realizada sem a atenção necessária. Com uma comunicação eficiente, a delegação é completa e inclui o que é preciso fazer e como deve ser feito. Assim as chances de a atividade ser realizada com sucesso se tornarão muito maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *