eSocial: Quem vai pagar as multas? Quem será demitido?

eSocial: Quem vai pagar as multas? Quem será demitido?

CIO's, CFO's, CEO's que se preparem! O despreparo de muitos líderes de RH em relação ao que deve ser feito para atender as exigências do governo com a entrada do eSocial para as empresas em 2018 é evidente e chega ser cômico, obviamente se não fosse trágico do ponto de vista organizacional. A Realidade é que certamente o governo não adiará mais os prazos para a entrada do projeto, dado a relevância do projeto para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. A hora é agora!

As áreas de RH deverão ter um envolvimento com a área de TI como nunca antes tão mandatória e relevante na história das empresas. O processo da prestação de informações agora será 100% informatizado e através de webservices e um modelo de dados exigente com processos de regras de negócios, e precedências para cada evento trabalhista, inclusive no aspecto qualidade dos dados (existência, validade, completude, adequação as tabelas do governo, etc.) que obrigarão as empresas a mudar a cultura do jeitinho quando se tratam das relações e eventos trabalhistas com seus funcionários, desde o processo mais simples como a própria folha de pagamento, até eventos como férias, acidentes de trabalho e muitos outros.

A documentação completa e todos os processos na admissão já mostra o cartão de visitas do governo de como as leis trabalhistas deverão ser 100% cumpridas e monitoradas com mecanismos super inteligentes para detectar e autuar de forma instantânea. O profissional de RH e a própria área terá que se reinventar!

A MD2 está ajudando as empresas no Brasil a entender melhor o desafio e como preparar as informações que o governo exigirá para coletar e transmitir de forma adequada e sem risco de autuação os eventos iniciais (cadastro de funcionários, adequação das tabelas da folha as tabelas exigidas pelo governo) os eventos periódicos e não periódicos.

Preparamos baseado nas exigências do governo um BLUE PRINT para guiar rapidamente o processo de organização dos dados para encontrar os GAP's de informações. Obviamente cada empresa tem seus próprios sistemas onde registram as informações acerca de suas relações com seus funcionários(Folha de pagamento, gerenciamento de segurança do trabalho, etc.). Integrar dados, sistemas, tratar qualidade dos dados, arquitetura SOA, webservices, XML, etc etc etc já é especialidade MD2 ha 16 anos, apenas acrescentamos o tempero CONHECIMENTO PROFUNDO DO PROJETO eSocial e isso nos faz diferenciados para ajudar nossos clientes neste tema.

O modelo criado pela MD2 é simplesmente completo para mitigar todos os riscos na implantação do eSocial.

Se seu departamento de RH ainda não tem um projeto de integração e tratamento da qualidade dos dados para atender o eSocial, Se seu departamento de TI não está envolvido e engajado com RH buscando desde já a adequação necessária e estabelecimentos dos mecanismos de automação do envio dos dados para o governo a partir de 2018... Acredito que seja interessante levantar uma bandeira laranja junto aos executivos de sua empresa. Em ultima instancia que pagará as multas pela não aderência ao programa.

 

 

 

 

 

 

 

Marcio Guerra

Diretor Comercial na MD2 Consultoria e Negócios